quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Com metade da população de Itapetinga, Corpo de Bombeiros de Ipiaú deve ser inaugurado em breve


Com pouco mais da metade da população de Itapetinga, o município de Ipiaú terá o seu primeiro Subgrupamento de Bombeiro Militar. Com uma notícia igual a esta, dá para se pensar naquela frase que diz: -Parece que tem uma cabeça de jegue enterrada em Itapetinga. Isso, porque, muito em breve a prefeita do município de Ipiaú Maria das Graças estará entregando à população mais um conjunto de importantes obras que alavancarão ainda mais o desenvolvimento do município e região. No elenco dessas realizações destaca-se o Segundo Subgrupamento de Bombeiros Militar (SGBM). A unidade funcionará provisoriamente em um prédio da Rua Antônio Lisboa Nogueira, no Bairro Conceição, até que as instalações definitivas da unidade, na Rua São Roque estejam prontas.

Este Subgrupamento de Bombeiro Militar de Ipiaú estará subordinado ao 8º Grupamento de Bombeiros Militar (Jequié), comandado pelo Tenente-Coronel BM Bruno André Feneli Moreira Aguiar, e contará com uma tropa de aproximadamente 30 homens que poderá ser ampliada para 60 pessoas. Todo o material necessário para a instalação da unidade, inclusive viatura, já foi adquirido.

A DEFICIÊNCIA DE ITAPETINGA E A FALTA DE ATENÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO

Com quase 80 mil habitantes segundo estimativa populacional do IBGE, a Capital Baiana da Pecuária, Sede Territorial do Médio Sudoeste da Bahia, Itapetinga não possui nenhum grupamento de Bombeiro Militar. Esta inexistência tem trazido diversos transtornos para o município, principalmente quando ocorre grandes incêndios na cidade e região. Recentemente, o Terminal Rodoviário do município chegou a ser interditado para uma avaliação por suspeita de desabamento após um ônibus da empresa Novo Horizonte ser totalmente consumido pelo fogo na área de embarque e desembarque. O incêndio foi tão forte que o fogo acabou atingindo o telhado da rodoviária. O fogo só não fez um estrago maior graças a brigada de incêndio da Vulcabrás/Azaleia que, gentilmente esteve no local e debelou o incêndio que já havia se alastrado para a estrutura física do terminal.


Outra situação parecida foi a explosão de um secador que acabou provocando incêndio na fábrica de laticínios, sem contar em diversos outro grande incêndio o município e em cidades que compõe os 13 municípios do médio sudoeste.


A situação em Itapetinga é de se estranhar, já, que o município de Ipiaú tem cerca de 45 mil habitantes e é gerida por uma prefeita apoiadora do governo Rui Costa.
Prefeita Maria, que solicitou unidade em Ipiaú, ao lado de Rui Costa

Em Itapetinga, com quase 80 mil habitantes a situação é totalmente ao contrário. O prefeito Rodrigo Hagge é um opositor ferrenho do governo da Bahia e tem feito uma dura política contra o Partido dos Trabalhadores (PT). Não seria esse o impasse do governo da Bahia implantar uma base do Corpo de Bombeiros da Bahia em Itapetinga para atender toda a região do Médio Sudoeste?

ATIVIDADES EM IPIAÚ

O subcomandante geral da corporação, cel. BM Piahuy, aprovou o espaço da instalação provisória e em reuniu com representantes da Prefeitura, dentre os quais a secretária da Infraestrutura, Andrea Suzart, alinhou detalhes que foram adotados na obra. Ele explicou que além das atividades normais, através de ações preventivas e de respostas a casos de emergências (combate a incêndios, busca e salvamento, resgates e defesa civil), o subgrupamento também estará desenvolvendo atividades sociais de grande importância para as comunidades de Ipiaú, Itagibá e outras cidades da região, assim como a proteção ao meio ambiente. Fundamental para a viabilização do projeto foram os esforços da prefeita Maria das Graças que buscou angariar parcerias nos setores público e privado com o objetivo de proporcionar segurança para Ipiaú e aos 16 municípios circunvizinhos. Mais uma vez a prefeita expressa sua gratidão a todos que estão empenhados nessa missão, em especial ao governador Rui Costa que tem demonstrado muita atenção para com Ipiaú, contribuindo com o maior fluxo de desenvolvimento que este município tem recebido ao longo da sua história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário