quinta-feira, 28 de julho de 2022

Prefeitura Municipal de Macarani emite nota de esclarecimento sobre a árvore do Ipê Ville


A prefeitura municipal informou que depois de uma análise do parecer técnico 001/2022, ser fez necessário o corte da árvore na espécie Ypê, localizada no bairro Ypê Ville. Onde a mesma estava oferecendo risco para os moradores e vizinhanças da localidade.


Recentemente no dia 26/03/22 a árvore foi vítima de um criem ambiental, na qual foi ateado fogo no tronco . A secretaria de meio ambiente informou que quando souber do ocorrido, prestou o serviço de  apagar o fogo com um caminhão pipa do município, apagando o fogo ateado sobre a árvore .

Devido ao fogo, o tronco de madeira foi transformado em carvão, causando uma abertura interna no tronco, a qual chega de um lado ao outro da árvore, sendo necessário informar que o tronco mede, aproximadamente, de 2,30 m (dois vírgula trinta metros) de circunferência, e está totalmente comprometido na sua estrutura interna, além de estar oco e transformado em carvão, não tendo, portanto, estrutura de suporte no referido tronco, comprometendo a segurança e a integridade dos moradores da vizinhança, bem como de transeuntes.

Foi determinada a emissão do presente parecer técnico, realizado pelo engenheiro ambiental Sr. Carlos Leôncio Souza Costa, para que fosse submetido à apreciação e aprovação do Conselho Municipal de Meio Ambiente – CODEMA, que por unanimidade aprovou a sugestão do parecer no corte da árvore.


As parte cortadas e aproveitáveis da árvore serão armazenadas e terá utilização em necessidades do município, como manutenção e em construções em praças e prédios públicos.A Secretaria de Meio Ambiente já viabiliza ações de reparação, como em primeira ação a plantação de 60 mudas da espécie Ipê, no entorno da praça configurada no terreno do bairro, assim como, a conscientização e confecção de espaço no referido bairro em alusão ao Ipê que tanto representa a localidade.

Fonte : Macarani Repórter 

Nenhum comentário:

Postar um comentário