terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Após anúncio, Rui Costa oficializa troca no comando geral da Polícia Militar

Após anúncio, Rui Costa oficializa troca no comando geral da Polícia Militar

A mudança feita pelo governador Rui Costa (PT) no comando da Polícia Militar baiana foi oficializada em publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (12). O decreto traz a exoneração do coronel PM Anselmo Brandão, que estava há seis anos no posto, e a nomeação do também coronel Paulo José Reis de Azevedo Coutinho para sucedê-lo. 

Coutinho foi anunciado no cargo pelo próprio governador, na segunda (11), confirmando uma informação publicada anteriormente pelo Bahia Notícias (veja aqui). Essa mudança se une a outras já feitas na alta cúpula da segurança na Bahia.

 

Desde que o agora ex-secretário de Segurança, Maurício Barbosa, foi alvo da Operação Faroeste, o governador Rui Costa nomeou um novo chefe para a pasta, o juiz federal aposentado Ricardo César Mandarino Barreto, alterou o comando da Polícia Civil, agora sob Heloísa Campos Brito, Hélio Jorge Paixão passou a ser o subsecretário e, no fim de semana, o petista nomeou um novo superintendente de Inteligência, o delegado Ivo Carvalho Tourinho (saiba mais aqui e aqui).

 

O antigo titular do cargo era Rogério Magno de Almeida Medeiros, também citado na Faroeste  investigação que apura a prática de venda de sentenças relacionadas à disputa de terras no Oeste da Bahia. Mas, diferente de Barbosa, que teve seu afastamento das funções determinado por um ano, Medeiros não foi alvo da operação (saiba mais aqui e aqui).

 

COMANDO REGIONAL

Com Paulo José Coutinho agora oficialmente comandante-geral, o posto antes ocupado por ele, o de comandante de Policiamento Regional da Capital, será assumido pelo subcomandante da área, o tenente-coronel PM Samuel Santos Moreno. A cerimônia de posse deles será na próxima quarta-feira (13).

Nenhum comentário:

Postar um comentário