segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Eleição será sem biometria, sem papel impresso e com início da votação 1h mais cedo

A biometria será dispensada nas eleições municipais deste ano mas, todos os eleitores terão que usar máscara e a higienização das mãos acontecerá antes e depois da votação, e o canhoto de papel que serve de comprovante estará disponível apenas de forma virtual. 

Do lado de fora, da sala de votação, os lugares na fila serão marcados com adesivos no chão. Do lado de dentro, cadeiras com distanciamento, tanto do público como dos mesários.

O eleitor vai higienizar as mãos na entrada da sessão, apresentar o documento original com foto distante do mesário, assinar a ata com a própria caneta, fazer a votação, e sair sem levar o comprovante impresso. Na saída terá que higienizar as mãos novamente. O processo de votação foi estendido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e será das 7h às 17h.

O TSE pede para que entre às 7h e às 10h os eleitores com prioridade, como idosos, gestantes, lactantes, e pessoas com deficiência, tenham preferência para ir para a sessão. Não significa que o eleitor comum não possa ir, mas o pedido é para que o eleitor que não tem nenhuma comorbidade nem faz parte de grupo prioritário deixe para votar depois das 10h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário