quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Macarani alcança o maior IDEB da história


Nesta terça-feira (15) o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), divulgou para a imprensa o resultado do IDEB 2019. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O IDEB é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Os resultados por município e escola já podem ser acessados no site do INEP. 

Pelo segundo ano consecutivo Macarani consegue aumentar o índice de qualidade do ensino. Os anos iniciais que tinham um IDEB de 5,1 aumentaram para 5,5 ultrapassando a meta. Já os anos finais do ensino fundamental tiveram um aumento expressivo de 3,3 para 4,7. Com esse resultado, Macarani alcança a maior nota do IDEB de sua história, desde que iniciou a série em 2007.

A Secretária de Educação Fabiane Souza Santos disse “que esse resultado é fruto de um trabalho sério em prol da Educação do Município. Compramos literatura específica para avaliações externas, realizamos oficinas, simulados e muitas reuniões para discutir o assunto. Quero destacar o trabalho da Secretaria de Educação, dos diretores, coordenadores escolares, professores, alunos e toda a comunidade escolar que se empenhou para alcançar esse resultado tão positivo. Agradeço também ao prefeito Dr. Miller Ferraz por acreditar no nosso trabalho e dar o apoio necessário”.

Para o coordenador pedagógico Alex Almeida “é motivo de ficar feliz pelo resultado obtido, mas também de muita responsabilidade, pois temos que trabalhar para continuar aumentando esses índices até chegar num nível satisfatório”.

Para ter um bom Ideb, é preciso ter baixas taxas de reprovação e de abandono de estudos, além de resultados satisfatórios no Saeb. Essa avaliação é aplicada sempre no fim de cada etapa escolar: 5º e 9º ano do ensino fundamental, e 3º ano do ensino médio.

Você poderá acessar os resultados pelo link http://ideb.inep.gov.br/resultado/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário