segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Os verdadeiros fatos sobre a eleição dos Conselhos

Nos últimos dias um grupo de professores ligados ao sindicato da APLB tem usado as redes sociais para divulgar várias informações falsas em relação à eleição dos Conselhos Municipais da Educação. Inicialmente divulgaram que o Conselho do FUNDEB tinha autonomia para adiar o próprio mandato sem necessidade de novas eleições. Como a gestão municipal não aceitou, por se tratar de um ato sem aparo legal, o próprio grupo começou a divulgar que o gestor municipal cometeu um ato arbitrário em não acatar a decisão deles, inclusive até entraram na justiça contra a decisão do gestor em destituir os atuais integrantes do Conselho do FUNDEB e convocar novas eleições. A resposta veio na última sexta-feira (21), em que a Juíza Dra. Giselle de Fatima Cunha Guimarães Ribeiro entendeu que a Portaria 001/2020 SEDUC, expedida pela Secretaria de Educação no dia 28 de julho, deveria ser mantida, porque, dentro da lei, convocava as eleições para o Conselho, já que o então presidente do CACS/FUNDEB professor Jefferson se recusava a fazê-la.
Outra questão é sobre a interferência da Secretaria de Educação no processo de escolha dos representantes dos pais. Segundo o site RG Bahia em matéria publicada hoje (24) “na eleição do segmento pai, o Prefeito Miller Ferraz sofreu uma derrota ao não conseguir a maioria de votos para a atual Presidente do Conselho, Jamilly Kelly Almeida”. Na verdade, o prefeito nunca fez campanha por nenhum candidato, já que a indicação é de livre escolha da população. Nessa mesma matéria, o site informa que nesta segunda-feira (24) ocorrerá a votação para escolher o titular e o suplente da representação dos Professores e que seria mais uma queda de braço entre o Prefeito e os trabalhadores da educação. Como será uma queda de braço, se quem indica os representantes dos professores é o próprio sindicato?
O que parece é que um determinado grupo político está aproveitando esse período de composição dos novos membros dos Conselhos para fazer politicagem e tirar benefício da situação para se promoverem no pleito eleitoral de 2020. É bom que a população fique atenta a esses fatos para não seja enganada por grupos de pessoas que defendem seus próprios interesses.