segunda-feira, 31 de agosto de 2020

BAHIA: TREMOR DE TERRA É SENTIDO NO RECÔNCAVO, BAIXO SUL E VALE DO JEQUIRIÇÁ


Diversas cidades do Recôncavo baiano, Baixo Sul e Vale do Jiquiriçá registraram tremor de terra no começo da manhã deste domingo (30). O fenômeno ocorreu por volta das 7h45 e foi percebido em Amargosa, Conceição do Almeida, Santo Antônio de Jesus, Varzedo, Muritiba, São Miguel das Matas, Laje, Nazaré, Cruz das Almas, São Felipe, Jaguaquara, Valença, Presidente Tancredo Neves, Gandu, Itatim.

Só em Amargosa, moradores disseram perceber o incidente em três momentos. As informações foram passadas ao Bahia Notícias pela Defesa Civil do Estado (Sudec). Alguns relatos incluem telhas no chão, produtos que caíram de prateleiras em supermercado, paredes rachadas, entre outros. A causa do tremor ainda é desconhecida.
Por volta das 7h40, um estrondo parecido com trovoada seguido do tremor, que foi sentido por vários moradores, e durou cerca de 10 segundos. Até o momento não houve registro de danos materiais.
“Senti o chão tremer aos meus pés, os móveis de minha casa saíram dos lugares.” disse um morador. “Meu carro andou sozinho, as telhas e minha cama tremeram, foi assustador.” relatou outra moradora. Após o fato, populares foram as redes sociais relatar o ocorrido.
Em Amargosa, o tremor atingiu a marca de 4,2 graus na escala Richter.