terça-feira, 28 de julho de 2020

TEIXEIRA DE FREITAS: MORADORES DESENTERRAM EM ATERRO SANITÁRIO CARNE COM CREOLINA APREENDIDA PELA ADAB


Moradores de Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, desenterraram uma carga de carne imprópria para consumo no aterro sanitário da cidade. O produto clandestino havia sido enterrado por fiscais da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) na sexta-feira (24).

Em um vídeo publicado pelo site ‘Sul Bahia News’, é possível ver um grupo de pessoas desenterrando as carcaças bovinas. De acordo com a publicação, uma mulher que não quis se identificar, contou que o local é a fonte de alimentação de diversas famílias do município.
Segundo Maurício Bacelar, diretor da Adab, a carga de 20 carcaças bovinas foi apreendida nas barreiras itinerantes instaladas no município porque não tinha procedência comprovada nem documentação fiscal.
“O produto estava sendo transportado de maneira inadequada e sem refrigeração. No ato da apreensão, as carcaças estavam em péssimas condições de acondicionamento, sem nenhum sistema de refrigeração, apresentando alta temperatura, muito além dos 7ºC regulamentados pela legislação sanitária, em estado de putrefação e não foi apresentando nenhum documento que identificasse a origem do produto”, explica. Confira vídeo:
Ele diz ainda, que muito provavelmente, as pessoas que aparecem na filmagem desenterrando a carga, não consumiram o produto. “Quando essas pessoas chegaram em casa se frustraram. Pela quantidade de creolina usada, se elas consumissem, com certeza  teriam se intoxicado e os hospitais da região estariam cheios”, salienta o diretor que repudiou o vídeo, segundo ele, utilizado de forma política.