quarta-feira, 22 de julho de 2020

Macarani: paciente de com covid-19 é transferido em UTI aérea para Salvador!



Um homem de Macarani, de 57 anos com Covid-19 foi transferido, na tarde de terça-feira (21), em uma UTI aérea, de Itapetinga com destino a Salvador. Sua identidade é preservada, respeitando o protocolo regimentar no código de ética de Saúde. 


De acordo com a Secretaria de Saúde do município, o paciente foi regulado para Salvador, mas o seu estado de saúde não permitia o deslocamento via terrestre, através de ambulância, visto que a distância entre Macarani e a capital é de mais de 650 km.
O paciente recebeu todos os cuidados necessários no Hospital São Pedro, onde estava internado em um leito específico para tratamento de pacientes com Covid-19.


A transferência foi possível, graças a contatos feitos pela Prefeitura de Macarani por meio da Secretaria Municipal da Saúde, na pessoa do Secretário Gerson Ferraz, que articulou a transferência por meio da SESAB (Secretaria Estadual de Saúde da Bahia).




O Prefeito de Macarani e também médico, Doutor Miller Ferraz foi até Itapetinga para acompanhar pessoalmente a transferência do paciente.
“A situação da Covid-19 em Macarani exige muita cautela e preocupação. Hoje, fizemos um grande esforço e conseguimos uma unidade de UTI aérea para transportar um paciente macaraniense até Salvador.”, declarou o Prefeito Dr. Miller.


Ações de Combate ao Covid-19
A Secretaria da Saúde do Município, vêm promovendo diversas ações de combate ao Coronavírus, em destaque a compra de 4000 mil testes rápidos, que foi possível a identificação de casos iniciais da doença e tomados os devidos cuidados com os pacientes.
Nesta semana a Prefeitura de Macarani fez por meio da Secretaria da Saúde, a compra de Totens para álcool em gel, que serão distribuídos nos PSF’s, Academia da Saúde e Hospital São Pedro.
Sobre luta incessante em combate ao Covid-19 no município, Dr. Miller relatou: “O combate ao Coronavírus tem sido feito todos os dias, de forma sempre efetiva por toda nossa equipe, e vamos continuar todos aqui, unidos por Macarani, porque a nossa intenção é proteger a nossa população e salvar vidas.”
Fontes: O Responsável!