sexta-feira, 3 de maio de 2019

Brasil: Grávida tem pedido por cesárea negado e morre após parto normal


A morte da estudante Ana Paula Saqui de Paula, de 18 anos, provocou indignação e cobrança por investigações em Boituva, cidade de cerca de 60.000 habitantes na região de Sorocaba, no interior de São Paulo.

Baseado em relatos dos familiares, que registraram boletim de ocorrência, seis dos treze vereadores protocolaram um pedido de comissão especial de inquérito (CEI) na Câmara Municipal. De acordo com a família, no domingo, 26, Ana Paula chegou ao Hospital São Luiz em trabalho de parto. Reclamando de fortes dores, ela requisitou uma cesárea, que, segundo a família, não teria sido realizada por falta de anestesistas no local.

Sem a opção pela cirurgia, a jovem passou por um parto normal, dando à luz o bebê por volta do meio-dia. Após o procedimento, Ana Paula sofreu uma hemorragia e morreu na manhã de segunda-feira, 27, quando estava sendo transferida para um hospital em Sorocaba. A bebê já teve alta. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil de Boituva.

Em nota, a Fundação Luiz João Labronici, que administra o Hospital São Luiz, classificou o episódio como um “fato isolado” e afirmou ter aberto uma sindicância administrativa interna, com a participação da defesa da família, para apurar as responsabilidades.