sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Barragem da Vale se rompe, causa destruição e deixa feridos em MG

Uma barragem se rompeu no começo da tarde desta sexta-feira, no município de Brumadinho, que faz parte da zona metropolitana da capital mineira, Belo Horizonte.

Em nota divulgada no começo da tarde, a mineradora Vale disse que os rejeitos liberados pela barragem atingiram a área administrativa da empresa no local, conhecido como Mina Córrego do Feijão. A lama também teria atingido parte da comunidade da Vila Ferteco, nas proximidades.Segundo a empresa, ainda não há confirmação sobre feridos – mas imagens feitas no local do acidente mostram pessoas sendo resgatadas na lama, com a ajuda de um helicóptero.

“A Vale acionou o Corpo de Bombeiros e ativou o seu Plano de Atendimento a Emergências para Barragens. A prioridade total da Vale, neste momento, é preservar e proteger a vida de empregados e integrantes da comunidade”, diz a nota.

O secretário adjunto de Saúde de Brumadinho, Geraldo Rodrigues do Carmo, disse que funcionários da mineradora relataram, por telefone, ter visto a lama atingir a portaria e o refeitório da empresa no horário do almoço. Ainda acordo com Carmo, além de concentrar a administração da Vale, a Vila Ferteco abrigaria algumas casas ou sítios, mas não seria muito populosa.

A secretária de Saúde não conseguiu enviar equipes para ajudar nos atendimentos pela dificuldade de acesso ao local. Nenhuma vítima chegou ao hospital municipal de Brumadinho até às 15h, mas, segundo o secretário, algumas pessoas já estariam sendo atendidas no município vizinho de Sarzedo, onde o acesso por terra não foi interrompido. No entanto, ele não confirma o número de feridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário