segunda-feira, 30 de abril de 2018

Moradora encontra 18 escorpiões dentro de casa em oito dias

Achei um escorpião na cama do meu filho", é o que conta a comerciante Bruna Ferreira, moradora do bairro Arnaldão, em Eunápolis, no extremo sul da bahia. Ela relatou que no período de oito dias, encontrou 5 escorpiões adultos e 13 filhotes dentro do imóvel onde mora com o filho, uma criança de sete anos.

"Fiquei assustada, já comprei veneno, limpo a casa o tempo todo", relatou. Segundo dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do município, há resgistro de que 71 pessoas foram picadas por escorpiões e atendidas no Hospital Regional de Eunápolis este ano. Não há registro de mortes. A unidade é a unica na cidade que aplica o soro antiescorpiônico.


Ao picar um humano o escorpião injeta na vítima um veneno neurotóxico, que age no sistema nervoso e provoca dor intensa, a princípio no local da picada, e que, na sequência, vai se espalhando para todo corpo. A evolução para um quadro grave pode ser rápida - algo como uma ou duas horas. Por isso, é fundamental o atendimento imediato, principalmente para crianças, que geralmente ficam em estado grave e podem morrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário