sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Porque as roupas femininas não possuem bolso?

Você já reparou que a maioria das roupas femininas não possuem bolsos? Ou que quando eles aparecem são na verdade falsos e não possuem abertura? Em geral, mesmo quando elas possuem o bolso, são bem menores do que os encontrados nas vestes masculinas.

Para muitos isso pode parecer uma observação um tanto quanto irrelevante para se fazer mas a verdade por trás desse fato vai te surpreender e não se trata de estética.

Nesse momento, se você é mulher, deve se lembrar de algum momento no qual você passou por um aperto por não ter um bolso onde guardar as suas coisas. Esse fato fez com que muitas mulheres acabassem se apossando dos bolsos alheios durante festas, por exemplo.O que pode vir a te surpreender é que a falta de bolsos para mulheres é uma questão puramente política. Quando eles surgiram os homens eram os únicos que tinham algo para se guardar de importante junto com eles. Em 1954 o estilista Christian Dior chegou a dizer que os homens tem bolsos para se guardar as coisas enquanto as mulheres para decoração.

Sabendo deste motivo você pode estar se questionando sobre o porque deste fato ainda não ter mudado e o que faz com que as empresas não cedam a nítida necessidade apresentada pelas mulheres. É aí que os problemas relacionados a estética aparecem novamente. Mesmo que a posição ocupada pelas mulheres na sociedade tenha mudado, elevando o seu capital, a forçada estética direcionada a elas ainda permanece.

Em 2014 o site The Atlantic se atreveu a fazer essa pergunta. A resposta que eles receberam foi que, apesar da necessidade, os bolsos ainda são esteticamente "feios".

O surgimento dos bolsos:

Antes de surgirem os bolsos como os conhecemos hoje, no final do século 17, as pessoas faziam o uso das algibeiras, independente do sexo. Elas consistiam em pequenos sacos que eram amarrados por baixo das roupas. Por volta de 400 anos atrás esses compartimentos começaram a ser colocados juntos as vestimentas dos homens. Com a mudança estética em relação as roupas femininas, que passaram a exigir silhuetas mais finas, em 1800, o uso das algibeiras ficou mais difícil.

Alguns acreditam que isso tenha servido para deixar as mulheres mais impotentes. A falta desses compartimentos fazia com que elas não pudessem manter suas coisas "secretamente" e as tornava mais dependentes. Foi em 1920 através da estilista Coco Chanel que os bolsos passaram a ser costurados nos casacos femininos. Mas foi apenas em 1970 que o seu uso se popularizou com o uso de calças, principalmente jeans, que antes eram destinadas apenas aos homens.

Apesar de muitos não terem noção do fator político por trás da sua ausência nas roupas femininas a sua necessidade é evidente. Algumas tentativas para mudar esse fato já foram e continuam sendo feitas. Apesar disso a maioria das nossas vestimentas permanecem sem bolsos. Fazendo com que as mulheres tenham mais dificuldade de se locomover com seus pertences. Já sentiu falta desse compartimento em sua roupa ao sair? Ou se perguntou porque aquela roupa linda não podia ter um bolso? Se já, acredite, você faz parte da maioria das mulheres insatisfeitas com o fato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário