segunda-feira, 24 de julho de 2017

Mais de 30 prefeitos da Bahia são investigados pelo MP por nepotismo

O quadro de prefeituras dos municípios baianos conta com pelo menos 31 gestores que descumprem a legislação e nomeiam familiares em secretarias e cargos comissionados, conforme levantamento do jornal Correio, com auxílio do Ministério Público (MP-BA). A apuração identificou irmãos, tios, esposas e maridos empregados pelos gestores.

De acordo com o Supremo Tribunal Federal (STF), a ação configura a prática de nepotismo, quando se favorece parentes na administração pública. Os casos levantados são investigados pelo MP e a maioria já teve recomendação para que os gestores exonerem os parentes.

Foram identificadas irregularidades em cidade como Itabuna, Biritinga, Brumado, Teodoro Sampaio, Morro do Chapéu, Santa Bárbara, Eunápolis, Dom Basílio, Itiruçu, Serrinha, Umburanas, Teixeira de Freitas e mais sete municípios da região de Jacobina, entre outras.

Dos 31 municípios investigados pelo MP, dez já têm a situação resolvida, seja por sentença judicial ou pelos próprios prefeitos terem atendido as recomendações dos promotores. Em 21 municípios, por outro lado, os prefeitos mantêm os familiares e as investigações ainda estão em andamento. // BNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário