quinta-feira, 1 de junho de 2017

Itambé decreta Situação de Emergência em decorrência da seca no município

Através do decreto de nº 088, de 29 de maio de 2017, publicado no Diário Oficial do Município na terça-feira (30), a Prefeitura de Itambé declarou Situação de Emergência no município em razão dos desastrastes socioeconômicos causados pelo longo período de estiagem.

A gestão considerou que, de 2014 até o corrente ano, o município vem apresentando um quadro de extrema escassez hídrica, onde riachos, lagos, açudes e rios diminuíram drasticamente o seu volume, e alguns inclusive desapareceram. O fato é lamentado pela população e pelo poder público, uma vez que tem causado inúmeros prejuízos ao município, sobretudo de ordem econômica.

O Decreto menciona entre os principais setores prejudicados, o agropecuário, que tem experimentado restrições rigorosas nos níveis de produção agrícola, incluindo perda total de safras de grãos, tubérculos e diversas culturas de subsistência; além da mortalidade de animais, perda de peso devido à falta de pastagem e dificuldade para conduzir o rebanho. O município agora aguarda a homologação do Governo do Estado