quarta-feira, 15 de março de 2017

SESAB INICIA DISTRIBUIÇÃO DE REPELENTES PARA GESTANTES DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) inicia nesta quarta-feira, dia 15, a distribuição dos repelentes adquiridos pelo Ministério da Saúde para as gestantes beneficiárias do Programa Bolsa Família. De acordo com o quantitativo previsto pelo Ministério da Saúde, serão distribuídos, na Bahia, mais de 109 mil repelentes por mês, cuja substância ativa é o DEET (N,N-dietil-meta-toluamida), que oferece proteção contra insetos como o Aedes aegypti, Culex e Anopheles aquasalis, de até 10 horas.
Segundo o cronograma estabelecido, serão sete lotes para a distribuição, sendo que dois deles estarão disponíveis nesta primeira entrega. Os municípios que receberão, por mês, o maior quantitativo de repelentes são: Salvador (9.810), Feira de Santana (2.904), Juazeiro (2.104), Vitória da Conquista (2.032), Itabuna (1.150), Jequié (1.236), Ilhéus (1.108), Porto Seguro (1.090), Lauro de Freitas (1.068) e Barreiras (1.046).
O procedimento para a retirada e entrega será feito pelos Departamentos de Combate à Pobreza e de Proteção Social Básica da Secretaria de Assistência Social de cada município. Itabuna receberá 575 unidades – 2 repelentes por gestante – que serão distribuídas para as grávidas beneficiárias do Bolsa Família que estão sendo acompanhadas nos três CRAS e pelas Unidades Básicas de Saúde.
A semana Nacional de Mobilização da luta contra o mosquito aedes aegpti será lembrada, em Itabuna, através dos mutirões de limpeza que envolve: faxinaço, entrega de panfletos para conscientização e vistoria nas residências. Além dessas ações, também serão realizadas apresentação de fantoches, teatro e palestras, ministradas pela equipe de Endemias. A ação é realizada pela Secretaria de Saúde juntamente com todas as secretarias da Prefeitura Municipal.
A abertura da semana de combate ao aedes aegpti na Secretaria de Assistência Social acontecerá no dia 20, às 9h, na sede das SAS (Rua Piauí, nº 140 – Jardim Vitória), onde serão distribuídos os repelentes para as primeiras gestantes. Já nos dias 21, 22 e 23 a distribuição será a partir das 14h nos CRAS II (Nova Ferradas), CRAS CÉU (Urbis IV) e CRAS I (Jardim Grapiúna), respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário