quarta-feira, 8 de março de 2017

Pode ligar o ar-condicionado com veículo em alta velocidade? A TARDE esclarece corrente no WhatsApp

"Nenhum vendedor de automóvel lhe orienta sobre isso, talvez nem saibam, mas você não deve ligar o ar-condicionado do carro quando estiver em alta velocidade", afirma uma das milhares de correntes que circulam pelo aplicativo WhatsApp. Mas será que essa afirmação é verdadeira? A série “Corrente WhatsApp: boato ou verdade?”, do Portal A TARDE, responde mais essa para você.

CORRENTE DA VEZ
Esta, eu não sabia... Estive em uma empresa especialista em arrefecimento (sistema de refrigeração do motor do carro) e ar condicionado. Conversa vai, conversa vem, eis que o gerente da empresa me pergunta. - Você sabe que você não pode ligar o ar condicionado do seu carro quando estiver em alta velocidade? Respondi: - Não, não sei nada sobre isso... Tendo questionado isso, ele ainda complementa: - você não encontra essa recomendação no manual do veículo, nenhum vendedor de automóvel lhe orienta sobre isso, talvez nem saibam, mas, você não deve ligar ar condicionado do carro quando estiver em alta velocidade. Eu, surpreso o interrogo: - mas porque? Responde ele: - veja bem, o compressor possui um recurso de acionamento muito similar a uma embreagem de um carro. Quando você aperta o botão do ar condicionado, essa "embreagem" aciona o compressor do ar condicionado instantaneamente. Se você estiver com o seu carro em 3.000 giros

Sim. A recomendação acima é verdadeira. Se o condutor ligar o ar-condicionado quando o carro estiver em alta velocidade, o compressor pode ser danificado e até dar um 'tranco'. A informação foi confirmada pela Auto Ar Colombo, oficina mecânica especializada em manutenção de ar-condicionado e ar quente automotivo. 
De acordo com um especialista da empresa, o dano no compressor ocorre porque, ao ligar o ar com o alto giro do motor, todo o composto fica sensível a arrancada brusca do sistema. O choque de ritmos é o problema.
Então, o que se deve fazer para ligar o sistema de ventilação quando estiver em uma autoestrada? Diferente do que recomenda a corrente na rede social, a Auto Ar Colombo explica que não é necessário colocar o carro em ponto morto, mas apenas diminuir a velocidade e simplesmente ligar o ar. 
Conforme a oficina especializada, o preço para manutenção do prejuízo varia entre R$ 2 mil e R$ 3 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário