segunda-feira, 27 de março de 2017

"O baiano de Macarani": Novo Diretor de Administração da Sudene toma posse

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste recebeu, na tarde desta segunda-feira (20), o novo Diretor de Administração da autarquia. O administrador de empresas Antonio Magalhães Ribeiro, 65 anos, foi apresentado a coordenadores e técnicos da casa pelo superintendente Marcelo Neves e assinou o termo de posse, celebrando esta nova etapa na extensa carreira como servidor público.

Nomeado pelo presidente Michel Temer no último dia 17, o baiano de Macarani disse estar bastante motivado. Classificou o momento como “uma missão diferenciada, tanto pelo compromisso emblemático da Sudene, como pela capacidade visionária de Celso Furtado”.

Antônio Magalhães Ribeiro ressaltou que seu perfil de trabalho busca dar contornos ágeis à administração pública, tendo atenção especial aos processos e aos métodos de avaliação e controle, com orientação aos resultados. “É importante reforçarmos a nossa dedicação com a missão da Sudene. Ela espera isto da gente. E a sociedade espera muito mais”, complementou. O gestor disse que nos próximos dias vai pesquisar detalhadamente os projetos em curso pela Sudene e a quais áreas se destinam. Ribeiro mostrou-se preocupado com a seca que assola a região Nordeste e deseja trabalhar para que a autarquia federal desenvolva ações que minimizem os impactos do prolongado período de estiagem.
Atividades

O novo diretor de administração da Sudene terá funções estratégicas nas áreas de finanças, gestão de pessoas e organização e inovação institucional. São funções inerentes ao cargo, ainda, elaborar o programa de desenvolvimento de pessoal para servidores da Sudene e planejar, coordenar e acompanhar a execução das atividades atinentes à manutenção e conservação das instalações físicas, dos acervos bibliográfico e documental e às contratações para suporte às atividades administrativas da autarquia.
Diretor de Administração, Antonio Magalhães Ribeiro, coordenadora-geral de Gestão de Pessoas, Ângela Lima, e o superintendente Marcelo Neves.

Perfil
Antonio Magalhães Ribeiro é graduado em Administração de Empresas, mestre em administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutor em sociologia econômica e das organizações pela Universidade de Lisboa, em Portugal. É autor dos livros Corrupção e Controle na Administração Pública Brasileira e Origens, Cultura e Tolerância Social à Corrupção no Brasil.

Trabalhou em companhias multinacionais e possui vasta experiência na administração pública: foi Presidente do Conselho Regional de Administração do Estado da Bahia e Secretário da Fazenda de Salvador. Recém-aposentado da Secretaria de Planejamento da Bahia (onde atuou por 37 anos), é também professor universitário. Antonio Magalhães Ribeiro tem expertise em pesquisas e consultoria nas áreas de Gestão e Finanças Públicas.

Um comentário:

  1. Por ser também Macaraniense, seria óbvio que tivesse conhecimento da existência do tão nobre conterrâneo, mas não é assim que a banda toca e, posso afirmar que a maioria não o conhece, pelo fato do mesmo não residir e ou frequentar nossa cidade. VAI DAÍ QUE, não custava aos redatores deste bom jornal, nos trazer os dados natalícios do mesmo que, obviamente, não tenho como não me orgulhar dele. (Florisvaldo F. Santos - Bizu)

    ResponderExcluir