segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Palmeiras vence a Chapecoense e conquista o Campeonato Brasileiro de 2016

Palmeiras vence a Chapecoense e conquista o Campeonato Brasileiro de 2016
Após 22 anos o torcedor palmeirense pode soltar novamente o grito de campeão brasileiro da garganta. Neste domingo (27), em jogo no Allianz Parque, o Verdão venceu a Chapecoense por um a zero e garantiu seu nono título do Brasileirão. O jogo do título começou brigado, com lances duros de ambas as partes, mostrando o clima de decisão. A torcida fazia sua parte pressionando o adversário e apoiando o alviverde paulista. Com o passar do tempo, o Palmeiras começou a organizar o jogo e criar chances de gol. Até que o lateral Fabiano, aos 25 minutos, abriu o placar, com um belo chute dentro da área. Depois do gol, o Palmeiras começou a controlar mais a partida, e criar novas chances, inclusive com o atacante Gabriel Jesus.
O time catarinense, que até então estava organizado em campo, começou a dar sinais de desânimo. No segundo tempo, o Palmeiras voltou pressionando o adversário, no embalo da torcida. Roger Guedes quase ampliou o placar aos sete minutos, mas chutou para cima do gol. As jogadas começaram a ser frequentes na área da Chapecoense. Para completar a festa, o goleiro Fernando Prass entrou no final do jogo. Foi então só esperar o apito final e sair para festa. Com este resultado, o Palmeiras chegou aos 77 pontos, colocando sete de vantagem sobre o segundo colocado da competição, o Flamengo, que venceu o Santos, pelo placar de dois a zero. A torcida comemorou o título tão esperado, desde 1994, chegando a 9° conquista do Brasileiro.

Campanha do título - Um dos favoritos desde o início da competição, embalado pela conquista da Copa do Brasil de 2015 e por chegar até a semifinal do Campeonato Paulista deste ano, além da reformulação da equipe feita com o técnico Cuca, o Palmeiras manteve a liderança da competição por 28 rodadas, e conseguiu uma marca inédita no brasileiro, quando abriu quatro pontos de vantagem do segundo colocado. Com média de gols marcados de 1,64 por jogo e com uma série sem perder de 15 jogos, a equipe liderada pelo capitão Dudu tem 68% de aproveitamento. Foram 23 vitórias, 8 empates e 6 derrotas. Ao todo, foram 60 gols a favor e 31 contra. O time entrou em campo contra a Chapecoense com a marca de três jogos sem perder. No total, o Verdão marcou gols em 31 dos 37 jogos disputados, e sofreu em 22 confrontos. Das últimas 20 partidas, perdeu apenas uma. Eneacampeão - Maior campeão brasileiro, o Palmeiras chega ao seu nono título esse ano. O primeiro veio de forma invicta em 1960, com Djalma Santos em campo. Na final, 40 mil torcedores viram o Verdão golear o Fortaleza por 8 a 2 e vencer seu primeiro Brasileirão. A Primeira Academia de Futebol conquistaria os três títulos seguintes, dois Torneios Roberto Gomes Pedrosa, em 1967 e 1969, e a Taça Brasil, de 1967. Em campo estavam os ídolos Ademir da Guia, César Malucu, Dudu, entre outros grandes jogadores. Na década de 70, o Alviverde conseguiu o bicampeonato. Com Leão, Eurico, Luís Pereira, Alfredo Mostada, Zeca, Edu Bala e Nei, a Segunda Academia de Futebol venceria os brasileiros de 1972 e 1973. Edmundo e Evair eram alguns dos principais nomes da equipe formada na Era Parmalat e que abocanharia novamente o bicampeonato brasileiro, nos anos de 1993 e 1994, este sendo o último da equipe até este domingo (27).

Nenhum comentário:

Postar um comentário