terça-feira, 15 de novembro de 2016

Em crise, Estado do Rio credencia, em 11 dias, 874 PMs para aplicar multas de trânsito

Em meio à crise financeira, o governo estadual credenciou, só nos 11 primeiros dias de novembro, 874 policiais militares para aplicar multas de trânsito. A quantidade equivale ao efetivo de um batalhão de grande porte da corporação, como o 7º BPM (São Gonçalo). Segundo dados publicados nos boletins da PM dos dias 1º, 4, 7, 9 e 11 de novembro, PMs de 24 unidades — entre batalhões de todo o estado e até oito UPPs — estão autorizados a portar talonários para lavrar infrações.
Para o coronel reformado da PM de São Paulo e ex-secretário nacional de Segurança Pública José Vicente da Silva Filho, o estado está “fazendo um esforço arrecadatório” ao autorizar PMs a multar
— Em São Paulo, só dois batalhões especializados têm PMs autorizados a multar. Se não há um programa sério de combate à violência no trânsito, o que há é um esforço para arrecadar em tempo de crise. Isso configura um desvio da função da PM, responsável pelo policiamento ostensivo — afirma o especialista.
Já o coronel da reserva da PM do Rio, Paulo César Lopes, afirma que a Polícia Militar deveria ter “foco exclusivo na prevenção de crimes”.
— O aumento da violência no estado recomenda que a PM tenha foco exclusivo na prevenção de crimes, não em infrações de trânsito que, em regra, são atribuição municipal. Sem contar que o credenciamento em massa para atuar no trânsito também é temerário, porque instrumentaliza os PMs para constrangerem motoristas com fins de locupletacão — diz Lopes.; EXTRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário