quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Após seca, barragem atinge nível máximo em Ilhéus; água possui resíduos


Após cerca de um ano de seca, a barragem do Iguape, em Ilhéus, no sul da Bahia, atingiu o nível máximo, 9 metros, conforme a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) na cidade. Apesar do alto nível de água na barragem, o local possui resíduos e o problema agora não é mais a falta de água, mas a qualidade dela.
Água da barragem de Ilhéus está com resíduos
(Foto: Imagem/TV Santa Cruz)
De acordo com o gerente da Embasa em Ilhéus, José Lavigne, por conta das fortes chuvas, os resíduos que acumularam nas encostas durante o longo período da seca, foram arrastados e alcançaram a água da barragem. Por causa dessa situação, a distribuição de água teve que ser feita em rodízio e até agora não voltou ao normal em alguns bairros de Ilhéus.
Ainda segundo Lavigne, limpar a água da barragem exige bastante tempo e isso causa dificuldade no abastecimento. "Estamos com excesso de matéria orgânica [na água], com isso nós temos que reduzir essa vazão nas estações de tratamento e essa redução afeta algumas localidades", explicou.
A Embasa prevê que o abastecimento seja normalizado a partir da próxima semana e que a água chegue limpa. É o que espera a técnica de enfermagem Iraciara Melgaço. "Tem que melhorar porque do jeito que está não dá para continuar", disse.
Barragem do Iguape, em Ilhéus, no sul da Bahia (Foto: Imagem/TV Santa Cruz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário