terça-feira, 19 de julho de 2016

Falta de exercícios no inverno favorecem ao surgimento de varizes


635934162826882091
Durante o inverno, muitas pessoas tendem a diminuir o ritmo de exercícios físicos, ainda mais se eles forem praticados em locais abertos de cidades como Vitória da Conquista, onde o vento frio faz a sensação térmica corporal ser menor que a temperatura real.
E aí bate aquela vontade de ficar em casa e praticar o sedentarismo, mesmo que seja por poucos dias. Se você tem histórico familiar de problemas com varizes, fique atento, pois são nesses intervalos que elas costumam surgir.
A falta de exercícios, sobretudo os aeróbicos (andar, correr, nadar, pedalar), faz com que o sangue circule menos no corpo, aumentando as possibilidades das varizes aparecerem.
Manter atividade física regular é uma forma de se prevenir contra as varizes e outras doenças, mas, segundo observa a médica Thayane Guimarães, angiologista e especialista em cirurgia vascular da Rede HISO, se os exercícios não forem realizados de forma correta podem prejudicar.
“Fazer muita musculação, de forma inadequada, com peso além, sobrecarregando o corpo, pode favorecer o aparecimento de vasos e varizes. O correto é alternar o exercício muscular com outros exercícios aeróbicos, para evitar a sobrecarga venosa”, orienta a médica da Rede HISO.
As varizes são fruto de um problema chamado insuficiência venosa crônica que ocorre quando o corpo da pessoa enfrenta problemas para fazer com que o sangue retorne ao coração, gerando o acúmulo de sangue nas pernas.
No Brasil, elas afetam 18% da população adulta, de acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, que estima que mais de 20 milhões de pessoas tenham esta doença no país, sobretudo mulheres.
O problema não tem cura, mas o tratamento melhora os sintomas (como dores nas pernas) e a prática de esporte previne o surgimento das varizes.
“Não existe cura, mas uma melhora. O tratamento da doença venosa vai desde o tratamento clínico preventivo até o tratamento cirúrgico. No preventivo, a pessoa precisa melhorar a circulação, desde que sinta os primeiros sintomas, como dor e sensação de peso nas pernas. E para melhorar a circulação, é preciso usar meias elásticas, sobretudo quando permanecer muito tempo em pé ou sentado”, disse Thayane.
Já o tratamento cirúrgico tem o objetivo de eliminar as veias doentes, que atrapalham a circulação, aliviando dores e melhorando a estética das pernas.

A profissional da Rede HISO sugere que pacientes com problemas de varizes mantenha um tratamento contínuo, fazendo consultas periódicas com um angiologista, pois se trata de doença crônica, ou seja, não tem cura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário