quinta-feira, 28 de julho de 2016

Cientistas encontram anticorpos eficazes contra a zika em ratos


Pesquisadores dos Estados Unidos identificaram anticorpos em ratos que neutralizam o vírus da zika e podem prevenir uma infecção pelo vírus, segundo estudo publicado nesta quarta-feira (27) na revista científica americana “Cell”.
Esta descoberta representa um passo importante para desenvolver uma vacina, assim como um melhor exame de diagnóstico da doença e, potencialmente, novas terapias baseadas nesses anticorpos, afirmaram os cientistas da equipe que realizou o pesquisa, da Escola de Medicina da Universidade de Washington, em St. Louis (Missouri).
O estudo mostra como seis anticorpos interagem exclusivamente com o vírus da zika, e não com outros da mesma família, como o da dengue.
“Alguns desses anticorpos são capazes de neutralizar as cepas africana, asiática e americana do vírus zika, aproximadamente no mesmo grau”, disse o principal autor do estudo, Daved Fremont, professor de patologia e imunologia.
Isso significa que uma só vacina poderia proteger contra todas as cepas do zika no mundo, acrescenta.
Estes anticorpos poderiam provocar uma reação imunológica contra o zika, segundo Fremont, o que sugere a possibilidade de criar uma vacina a partir de apenas uma proteína viral cultivada, mais do que com o vírus inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário