terça-feira, 17 de maio de 2016

Desemprego: como transformar o momento ruim em oportunidade

Resultado de imagem para carteira de trabalho

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil atingiu a marca de 10,4 milhões de desempregados no primeiro trimestre de 2016. Foi o maior número desde 2012.

A boa notícia é que, diante do cenário assustador, os brasileiros estão saindo de suas zonas de conforto. Buscar soluções criativas no empreendedorismo tornou-se a saída para gerar renda numa economia em crise 

Para quem não tem grandes valores para investir no próprio negócio, uma alternativa viável é utilizar a internet para vender e divulgar produtos e serviços. O grande problema é que a maioria das pessoas ainda não sabe explorar as possibilidades que a rede de computadores oferece.

De olho nesse público, a coach de empreendedores, Caroline Caracas, tem ajudado profissionais e empresários a implementarem novos negócios lançando mão de estratégias e ferramentas digitais. Autoridade, produtividade, planejamento e marketing digital são alguns temas que ela aborda em suas mentorias.

Caroline dará uma aula on-line gratuita com o tema "De empregado a Empreendedor ? Acelere seu sonho com a ajuda da internet", na quinta-feira (19.05), às 20h. As inscrições podem ser feitas aqui . "A palavra de ordem é coragem. É preciso agir. Nessa aula vai ser possível entender as possibilidades que a internet oferece. O momento exige que as pessoas pensem fora da caixa", explica a coach.

Crie seu emprego

Aderir ao empreendedorismo para superar a crise tem sido a recomendação de nomes mundialmente respeitados. Em sua última passagem pelo Brasil, em 2015, o prêmio Nobel da paz, o bengalês Muhammad Yunus, deixou para os brasileiros uma mensagem oportuna: "Não chore por estar desempregado, crie seu emprego". Ter em mente não apenas a possibilidade de procurar trabalho, mas de criar oportunidades de trabalho tornou-se uma questão de sobrevivência para os brasileiros.

Na prática, a verdade é que a perda do emprego termina caindo como uma bomba na vida das pessoas, sobretudo daquelas que não se enxergam ganhando a vida fora do tradicional modelo de carteira assinada.

Para quem já estava insatisfeito com a atividade, ser demitido pode representar um alívio, além de ser uma possibilidade para colocar em prática aquele plano antigo.

Seja qual for a sua condição, o importante é entender que uma nova economia vem acontecendo na internet, trazendo oportunidades e resultados reais, na contramão do cenário econômico atual.

Como virar o jogo 

Para superar o momento e correr menos riscos com um novo negócio, uma alternativa é buscar ajuda profissional. Após 14 anos de atuação no mercado imobiliário, a engenheira civil Patrícia Carone, 32 anos, resolveu dar uma guinada na sua vida profissional e procurou a coach de empreendedores Caroline Caracas.

Depois de perder o emprego, ela fez uma transição para o empreendedorismo com intuito de aliar a atividade profissional com seu interesse pessoal no segmento de alimentação saudável. Daí nasceu o Sabor e Conteúdo, empresa que fornece sopas e cremes.

"Eu já vinha pesquisando sobre possibilidades para empreender, antes de sair do último trabalho. Quando veio a notícia da demissão, estava cheia de energia para cuidar do meu negócio", afirma ela 

Já a designer Amanda Machado saiu do trabalho, após 10 anos de atuação no mercado de luxo, para ficar mais perto do filho. "Fiquei desempregada e comecei a mandar currículos porque ainda estava descrente sobre o projeto que eu estava montando", conta ela.

Para ajudar a ideia a deslanchar, Amanda também procurou a coach Caroline que direcionou sobre como estruturar e divulgar a nova empresa.

Hoje Amanda tem o e-commerce Loja da Nuvem, que vende materiais para festas. "É difícil colocar a ideia em prática, mas, com orientação, pesquisa, planejamento e ação, é possível transformar um projeto em realidade", afirma Amanda que já está colhendo bons resultados. Nesse vídeo, Amanda conta mais sobre a sua trajetória empreendedora. 

Você pode saber mais sobre empreendedorismo digital através da aula on-line gratuita que a coach de empreendedores, Caroline Caracas, dará no dia 19.05, às 20h. Para se inscrever, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário