sexta-feira, 22 de abril de 2016

Topa planeja formação de professores alfabetizadores

Para discutir sobre as ações de implementação da 9ª etapa do Todos pela Educação (Topa), a equipe do programa promoveu, em Salvador, um encontro com as universidades estaduais de Feira de Santana (Uefs), de Santa Cruz (Uesc), do Estado (Uneb), além dos institutos Imborés e o Educacional do Recôncavo Baiano (Ierb), que são parceiras e responsáveis pela formação dos 5.826 professores alfabetizadores da iniciativa.

De acordo com a coordenadora geral do Topa, Elenir Alves, a formação é fundamental, pois está sendo feito um planejamento com as cinco instituições responsáveis pela formação dos alfabetizadores bolsistas do programa. “Nesta etapa, nós trabalharemos o processo formativo em 232 municípios baianos, que acontecerá em dois momentos, ao longo do ano”.

O diretor do Instituto Imborés, Edgard Larry afirmou durante o encontro, na segunda-feira (18), que a parceria com o Topa na Bahia é muito exitosa. “O trabalho realizado está dentro das diretrizes do governo federal pela erradicação do analfabetismo no estado. Nós temos buscado, enquanto unidade formadora, um trabalho de compromisso efetivo com os alfabetizadores que vai do âmbito pedagógico ao estrutural, de forma que o resultado lá na ponta venha a ser o melhor possível”.

Para a coordenadora do Topa na Uneb, Márcia Guena, a insatitução de ensino “abraça o Topa porque acredita na importância do programa para a formação de jovens e adultos na Bahia. A universidade tem condições de fazer a formação das pessoas que vão para as áreas mais distantes para dar aula, onde contribuímos para a melhoria dos níveis de alfabetização no Estado”.

O Topa

O Programa Todos pela Alfabetização é desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado, desde 2007, em parceria com o governo federal, e já possibilitou a alfabetização mais de 1,4 milhão de jovens acima de 15 anos, adultos e idosos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular. Ao assegurar a alfabetização, o Topa também promove resgate da cidadania para jovens, adultos e idosos. (Da redação TN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário