sexta-feira, 22 de abril de 2016

“Pílula do câncer” multiplica tumores e leva paciente à morte, relata médico

Médico questionam inexistência de testes que comprovem eficácia da fosfoetanolamina no combate ao câncerA lei que autoriza a produção e distribuição de fosfoetanolamina sintética para pacientes com câncer, sancionada pela presidente Dilma Rousseff na última semana, agora causa dúvidas em médicos e pesquisadores.
O principal questionamento é por conta da substância, mais conhecida como “pílula do câncer”, nunca ter passado por estudos em seres humanos e ainda não possuir eficácia comprovada.
“Quem vai produzir a substância e assumir a responsabilidade pelos pacientes que optarem por usá-la? É uma catástrofe completa”, afirma o oncologista Rafael Kaliks, médico do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.
“A questão agora é como os médicos devem agir. Como médico, não posso impedir o paciente de usar, mas é importante dizer que não recomendo e não posso estipular dose ou prescrever”, alerta.
Caso de morte
Kaiks relata que seu paciente, um idoso de 60 anos, morreu após 2 meses de uso da fosfoetanalomina sintética, por conta própria, após esgotar as opções de tratamento para um câncer de pâncreas. :: LEIA MAIS »

Nenhum comentário:

Postar um comentário