segunda-feira, 11 de abril de 2016

MACARANI REALIZA I SEMINÁRIO DE AGENTES DE SAÚDE E ENDEMIAS

Com o tema “Perfil do ACS e ACE e Valorização do Trabalho”, O 1º Semináriode Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) do município de Macarani, aconteceu em 06 de abril no Auditório do Colégio Normal São Pedro.

A iniciativa inédita vem para fortalecer a integração das categorias com as Políticas de Atenção Primária e Vigilância em Saúde bem como firmar a relevância desses profissionais como elo importante dentro do serviço público e sua histórica trajetória.
O Seminário reuniu profissionais da saúde, convidados, representantes da comunidade e da gestão atual para discutir a importância estratégica dos agentes comunitários (ACS) e de endemias (ACE) para a proteção da vida e a valorização dessas categorias.
A parceria e a intensificação das ações de prevenção resultaram em um desempenho excelente no combate da tríplice epidemia ( Dengue- Zika e Chicungunya ) que vem assolando a região e o país, alcançando no término do 2ºciclo o melhor percentual da regional de saúde em visitas domiciliares realizadas pelos ACE e baixo índice de casos confirmados, “estamos trabalhando com afinco, ” diz a Secretária de Saúde Fernanda Cruz parabenizando o resultado.


Participaram da mesa de abertura do evento o Prefeito Armando Porto, a primeira dama e Secretária do Desenvolvimento Social Selma Souto, a Secretária de Saúde Fernanda Cruz Santana, a Coordenadora da Atenção Básica Vera Lucia C Filha, o presidente da Câmara Jorge Novato e a convidada Renilda Fontes Nunes presidente do sindicato dos ACS de Itarantim.


O evento foi bastante positivo, pois significou uma abertura junto a gestão municipal firmado na fala do Prefeito Armando Porto para dialogar sobre o plano de carreira, e estreitou vínculos entre as Categorias de ACS e ACE fortalecendo assim o compromisso de estarmos unidos na luta para que toda população tenha acesso a saúde publica de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário