segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Presidente do DEM em Salvador critica Governo após reportagem sobre crise na saúde na Bahia


Reportagem do “Fantástico” mostrou que Salvador é a cidade que menos gasta com saúde

O presidente do Democratas de Salvador, Heraldo Rocha, também médico pediatra, diagnosticou como “falta de gestão continuada do governo do PT na Bahia nos últimos nove anos” como a principal causa das cenas de problemas na saúde da Bahia mostradas pelo “Fantástico” deste domingo (28), na maternidade Climério de Oliveira, mantida pelo estado.
“Isso é resultado da concentração de recursos hospitalares no estado. Esses recursos não transitam pelo Fundo Municipal de Saúde. Por isso que o investimento per capita de Salvador é tão baixo”, explicou Heraldo Rocha.
Questionado pela repórter Cristina Serra sobre a situação de crise nas maternidades, o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, disse que não “teria visto” as cenas sobre o colapso no sistema. “Não existe colapso nem existe crise no sistema de saúde da Bahia”, disse Vilas-Boas. “Fábio tentou negar a realidade, mas as imagens da maternidade são chocantes”, enfatizou Heraldo Rocha.
“Enquanto a Climério está lotada, a maternidade José Maria de Magalhães funciona com 50% da capacidade e o Hospital José Batista Caribé não atende”, acrescentou o democrata.
“Hoje, se ativarmos os 40 leitos desativados da José Maria mais 60 do João Batista teríamos mil partos por mês. Há capacidade instalada sim. Hoje, além de enfrentar o drama da zika, as mulheres baianas, as mais necessitadas, têm que parir muitas vezes nas calçadas das maternidades por incompetência do governo Rui Costa do PT. Isso é crueldade”, ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário