terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Oito municípios decretam estado de emergência e 700 famílias estão desalojadas

Devido à forte chuva que cai em municípios baianos, desde a última semana, oito municípios decretaram estado de emergência e 700 famílias estão desalojadas ou desabrigadas. Coribe, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, São Félix do Coribe, Riachão do Jacuípe, Cipó, Jaguaquara e Jeremoabo são os mais afetados. Em reunião com representantes de órgãos estaduais, na tarde desta segunda-feira (25), o governador Rui Costa definiu ações para minimizar os efeitos das chuvas.

"É absolutamente inédito o volume de chuva que caiu em janeiro no estado. Em algumas regiões, corresponde a, no mínimo, duas vezes a média histórica. Já temos números de [que superaram] até quatro vezes a média histórica, em termos de volume de chuva", afirmou o governador.

De acordo com Rui, no decorrer desta semana, conforme a água for baixando, o Governo do Estado terá condições de elaborar um diagnóstico mais preciso e realizar os devidos encaminhamentos, como a formalização de pedido de ajuda financeira ao governo federal, por meio do Ministério da Integração Nacional. "Tivemos prejuízo em alguns trechos de estradas. Uma ponte [no município de Itiúba] se perdeu e alguns trechos de adutoras [responsáveis por fazer a captação de água para abastecimento humano] foram levados pela água [da chuva]. É a natureza surpreendendo. Há aproximadamente 15 dias, estávamos aqui fazendo um alerta sobre a seca. Hoje, estamos aqui fazendo alerta de enchente", ponderou o governador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário