terça-feira, 26 de janeiro de 2016

FALTA DE LUBRIFICAÇÃO PODE AFETAR MULHERES DE QUALQUER IDADE, VEJA 6 CAUSAS

A falta de lubrificação pode ser motivada por questões fisiológicas ou psíquicas
Apesar de frequente na menopausa, a falta de lubrificação –resposta do corpo feminino à excitação sexual e aspecto fundamental para que a penetração aconteça de forma prazerosa—pode afetar mulheres de qualquer idade. O problema pode ser motivado tanto por questões fisiológicas quanto psíquicas.

Mesmo sendo fácil de resolver o incômodo, com o uso de lubrificantes à base de água, é fundamental para uma vida sexual saudável tentar descobrir a causa da dificuldade.
“Muitas vezes, o estímulo sexual não é adequado. A penetração deve ser o último processo”, diz a ginecologista Fabiene Vale, coordenadora do Ambulatório de Sexologia do Hospital das Clínicas de Minas Gerais.

A intensidade da lubrificação está associada à excitação, mas também existem diferenças individuais que devem ser consideradas.
“Cada mulher possui características próprias, algumas não têm muita lubrificação, enquanto outras molham a cama”, afirma Maria Claudia Lordello, psicóloga e sexóloga do Projeto Afrodite do Ambulatório de Sexualidade Feminina da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
Veja a seguir os seis fatores mais comuns que costumam afetar a lubrificação.


1
Menopausa fisiológica e cirúrgica
A menopausa é o problema que mais afeta a lubrificação das mulheres acima dos 40 anos que já entraram nesse período. Tanto a menopausa fisiológica, que ocorre naturalmente, quanto a cirúrgica, em decorrência da retirada dos ovários, causa a diminuição dos hormônios femininos, sobretudo o estrogênio, relacionado à boa lubrificação. ?A terapia hormonal oral e local ajuda muito as mulheres nessa fase?, diz a ginecologista Fabiene Vale.


2
Falta de excitação suficiente
Na maioria dos casos, a lubrificação está diretamente ligada ao grau de excitação. Se a mulher não estiver no clima, provavelmente o corpo demorará mais a responder aos estímulos. ?A quantidade de lubrificação vaginal nas mulheres jovens vai depender da intensidade do desejo no momento da atividade sexual?, diz o médico e sexólogo Carlos Scheidemantel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário