quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Dieta do ovo exige cuidados, mas pode ajudar a emagrecer


Saúde: Existem diversos tipos de dietas do ovo, algumas delas envolvem apenas substituir o ovo por outra proteína que a pessoa iria ingerir em uma das refeições. Também há aquelas que propõem substituir o ovo por todas as proteínas que a pessoa iria consumir no dia. E ainda há as dietas do ovo que sugerem adicioná-lo nas refeições sem retirar outras fontes de proteínas, como carnes e leite.

Após um longo período sendo considerado um vilão da saúde, as pesquisas inocentaram este alimento. "Os estudos com ovos que alertaram que eles eram vilões foram com ratos, só que nem sempre nossa genética é igual à do rato", observa o nutrólogo Roberto Navarro.

A crença era de que o colesterol presente no ovo iria contribuir significativamente para o aumento dos níveis de colesterol no organismo. Porém, as pesquisas realizadas em humanos constataram que isto não é verdade. "A medicina julgava que 50% do colesterol no corpo vinha da alimentação, mas os novos estudos mostram que é bem menos do que se imaginava, cerca de 10%", constata Navarro.


Então, passou-se a discutir o quanto ingerir de ovos em um dia. Atualmente, a orientação do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos é que o consumo diário de colesterol não ultrapasse 300 miligramas. Como um ovo conta com 178 miligramas de colesterol, a orientação é ingerir um ovo por dia.


Porém, este ano o Dietary Guidelines Advisory Committee, responsável por passar as novas informações sobre alimentação e outras questões ao Departamento de Agricultura dos Estados Unidos sugeriu que o limite de 300 miligramas de colesterol não fosse mais considerado. A decisão foi tomada com base na conclusão da Associação Americana do Coração de que não há relação entre o consumo de colesterol nos alimentos e o colesterol sérico, aquele presente no corpo.


Diversas pesquisas apoiam esta conclusão da Associação Americana do Coração. Entre elas uma publicada no The American Journalof Clinical Nutrition que não observou alterações nos níveis de colesterol no organismo mesmo após o consumo de 14 ovos por semana por 5 meses envolvendo 70 homens jovens.


Então, atualmente entre os nutricionistas e nutrólogos está cada vez mais comum a recomendação de dois ou três ovos por dia para pessoas saudáveis, caso esta seja a única fonte de proteína escolhida pela pessoa. Para quem tem problemas cardiovasculares a orientação ficaria cerca de dois ovos ao dia.


Mas, como o ovo ajuda a emagrecer?O ovo contribui para a perda de peso por ser uma proteína. Este macronutriente torna a digestão mais lenta fazendo com que a sensação de saciedade seja prolongada. Além disso, como este processo digestivo é mais demorado há maior gasto energético. O ovo conta com apenas 71 calorias.


Porém, é importante ressaltar que a dieta do ovo só contribuirá para o emagrecimento se contar com outros alimentos saudáveis. Então, é essencial investir em alimentos integrais, legumes, verduras, frutas, carnes magras e reduzir o consumo de alimentos processados, ricos em açúcar e gorduras saturadas e trans.


Por: Mirian Ferreira/Informações Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário