terça-feira, 1 de setembro de 2015

Preço do botijão de gás sobe R$ 6,90 a partir desta terça (1º)


Resultado de imagem para gas
Após 13 anos sem reajustes de preços, a Petrobras resolveu aumentar o GLP (gás de botijão) a partir desta terça-feira (1º). A estatal comunicou às distribuidoras que aumentou em 15% o preço do produto vendido em suas refinarias. De acordo com estimativas do mercado, a expectativa é que esse reajuste seja repassado integralmente ao consumidor. 

Com isso, o IPCA, índice de inflação que baliza as metas do governo, deve subir 0,16 ponto percentual numa taxa esperada de 9,29% este ano. No caso do INPC, que capta os efeitos da inflação em lares de menor renda, o reflexo será maior, de 0,26 ponto percentual. 

O aumento do gás vai anular a redução na conta de luz, de aproximadamente 2%, que virá com o corte de 18% na bandeira vermelha incluída na conta. 

Atualmente, são vendidos 35 milhões de botijões por mês no Brasil por meio de 21 distribuidoras. O aumento no preço do GLP ocorre quando vem caindo a cotação do petróleo no mercado internacional. Como o último reajuste ocorreu em dezembro de 2002, a Petrobras ficou com defasagem média de 40% nos últimos anos com a venda do produto, segundo o Centro Brasileiro de Infra Estrutura (CBIE). 






Só em julho deste ano, o GLP estava sendo vendido no país 17% mais barato em relação ao mercado internacional. Com informações de O Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário