quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Jovem de 22 anos que teve mãos e pé decepados pelo ex ganha próteses do governo do RS

A jovem Gisele Santos, 22 anos, que foi brutalmente agredida pelo marido e teve as mãos, o pé esquerdo e parte do direito decepados por ele, receberá próteses do governo do Rio Grande do Sul.

Gisele sofreu a agressão no começo de agosto, e as próteses foram garantidas pelo secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, que participou de uma audiência na terça-feira (25) com a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Fabiane Dutra Oliveira. Ela pediu atenção especial ao caso.

De acordo com a secretaria de saúde, a paciente também foi encaminhada a um serviço de reabilitação, onde foi agendado atendimento por uma equipe multidisciplinar, formada por psicólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e fisiatra. O deslocamento da jovem é possível através do apoio da Prefeitura de Sapucaia do Sul, município vizinho a São Leopoldo, onde a jovem mora e foi agredida.

A violência aconteceu durante uma briga porque Gisele anunciou que iria se separar. Eles moravam há dois meses na nova casa, depois de uma relação de quase sete anos, quando a jovem decidiu dar um fim ao casamento. Depois das agressões, ocorridas no último dia 2, Gisele ainda ligou para se despedir da mãe porque achou que morreria.

Familiares e amigos também fazem campanha nas redes sociais para arrecadar fundos para comprar próteses que ajudem a jovem. Eles pedem fraldas e lenços umedecidos para ajudar na recuperação de Gisele.
Crime
O ciúme e jeito controlador do marido incomodavam. "Antes de eu ficar com ele, eu tinha amigos da rua, amigos da escola. Eu parei a escola porque ele queria que não fosse mais. Facebook, ele mandou excluir, não falar mais. Não era pra dar 'oi' na rua", lembra.

Elton Jones Luz de Freitas, 25 anos, não aceitou e trancou a porta para Gisele não sair. Ela tentou ligar e pedir por ajuda, mas o marido tomou o celular das mãos. Quando Gisele o chutou, ele pegou um facão e começou a sessão de agressões.

"Eu gritava que perdoava ele, para ser se ele parava. Mas ele continuou. Logo em seguida, tentei me fingir de morta. Só que ele me deu uma facada na barriga e eu gritei. Aí ele disse: ‘está viva ainda, desgraçada’. Eu só gritava que Deus perdoasse ele pelo que estava fazendo", contou a jovem ao G1.

Sozinha, Gisele gritou por socorro. Uma vizinha foi até o local e ela pediu para ligar para a mãe e se despedir. A ambulância demorou tanto que a mãe, que veio de um município vizinho, chegou antes. A jovem ficou quatro dias internada em uma UTI e passou por cirurgia para reimplantar os pés. Nas mãos, não foi possível e, por isso, ela precisará de prótese.

Prisão
O marido se apresentou na delegacia e está preso. Elton Jones Luz de Freitas, 26 anos, foi denunciado por tentativa de homicídio quadruplamente qualificado por ferir brutalmente a jovem.

A denúncia do Ministério Público do Rio Grande do Sul apontou ainda motivo torpe, meio cruel, que impediu a defesa da vítima, e violência doméstica".

Gisele diz que o perdoou. "O meu perdão ele tem. Depois, ele que se acerte com Deus. Só quero que fique longe de mim e da minha família".

Nenhum comentário:

Postar um comentário